segunda-feira, 30 de maio de 2011

O preto e branco de Sebastião Salgado!

Pensando em trazer algo relacionado ao fotojornalismo, não pude deixar em nenhum momento de pensar nele: Sebastião Salgado! É um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade, tornando-se um legendário, reconhecido mundialmente por seu trabalho.


Sebastião Salgado é natural do Brasil, Minas Gerais, e começou sua vida profissional como economista na Organização Internacional do Café. Foi em umas das suas viagens à África, em que levou emprestada a máquina fotográfica da sua mulher, onde descobriu sua vocação. Chegando em casa (Londres, na altura. Hoje em dia vive em Paris) deixou os papeis, pegou na mochila e na máquina fotográfica, e aventurou-se mundo fora numa atividade que o colocará para sempre como um ícone da história da arte moderna. A sua formação em Economia marcará profundamente o seu trabalho. Viajou pela América Latina durante anos e produziu “Outras Américas”, um estudo sobre as populações rurais e a resistência cultural dos índios. Seguiu-se “Sael: O Homem em Pânico” resultante da sua viagem a África acompanhando os Médicos sem Fronteiras. Das suas viagens posteriores por esse mundo fora, entre 1986 e 1992, resultou um dos trabalhos que o situa definitivamente na vanguarda do fotojornalismo, é o “Trabalho” (original em brasileiro “Trabalhadores”), um olhar sobre o fim do trabalho manual e dos trabalhadores manuais em grande escala pelo mundo fora, e a forma como as transformações dos métodos de produção afetam esses trabalhadores e as suas comunidades. Um documento marcante.





Talvez alguém tenha a impressão de que as fotografias deste livro mostram apenas o lado sombrio da humanidade. Na realidade é possível vislumbrar alguns pontos de luz na penumbra geral. [...] Temos a chave do futuro da humanidade, mas para poder usá-la temos de compreender o presente. Estas fotografias mostram parte desse presente. Não podemos nos permitir desviar os olhos. ”
(Salgado, Êxodos,p. 14-15)


Preocupa-se não em obter a imagem "nua e crua", mas sim, uma ima
gem que reflete a situação real.















































































































Referências: http://tonibler.blogspot.com/2006/01/sebastio-salgado-fotojornalista.html adaptado

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